COORDENADORA / REVISTA DIGITAL

Kátia Rubinstein Tavares

A Revista Digital é uma publicação eletrônica do Instituto dos Advogados Brasileiros que tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, entrevistas e resenhas de seus associados, professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras; além de pareceres aprovados pelo Plenário do IAB.

O Instituto foi fundado em 1843 como consequência da fundação dos cursos jurídi-cos no Brasil e do exercício da advocacia, sendo, assim, a mais antiga casa de estudo do direito das Américas. A história da entidade se confunde com a própria história da nação.

O lançamento desta edição especial ocorre em um momento de festa, na comemora-ção do aniversário de 177 anos de nossa instituição, que se mantém firme enquanto guar-diã do direito, das instituições democráticas e das liberdades públicas.

Esta edição nos brinda com resenhas de livros e artigos de jovens advogados e con-sagrados profissionais do direito, pesquisadores e professores, sobre temas que vão dos clássicos aos contemporâneos, de suma relevância para o estudo acadêmico, visando à compreensão dessa área de conhecimento e das demandas de uma sociedade em transfor-mação, em que o pensamento crítico se torna fundamental.

Em um mundo marcado por mudanças profundas (especialmente as tecnológicas) provocadas pela globalização, precisamos mais do que nunca pensar no papel transforma-dor da educação, ao privilegiar o saber jurídico da academia, sem perder a perspectiva crí-tica e de luta para construção de uma sociedade verdadeiramente emancipada, livre de to-dos os tipos de preconceitos; e, por outro lado, contribuindo para afastar as manifestações de ódio e intolerância dos tempos difíceis da atual conjuntura política brasileira. Por esses motivos, esta edição homenageia o Presidente da Comissão de Relações Educacional e Institucionais do IAB, o professor Nelson Joaquim, que nos deixou muito recentemente, vítima dessa terrível doença, a Covid-19.

Ainda, publicamos uma coleção de pareceres que foram elaborados pelos nossos associados e membros das seguintes Comissões: Direito Constitucional, Direito Coope-rativo, Direito Digital, Direito Financeiro e Tributário, Direito Imobiliário, Direitos Hu-manos, Liberdade Religiosa, Direito do Trabalho; todos aprovados pelo nosso Plenário Histórico do IAB.

Finalmente, não poderíamos deixar de tecer os nossos agradecimentos aos dedicados funcionários do IAB, especialmente, a Alexandre Pereira e Janaína Batista de Oliveira.

Convidamos a todos a desfrutarem da reflexão destes valiosos textos,

Kátia Rubinstein Tavares
Coordenadora da Revista Digital. Diretora Adjunta do IAB.