A guerra é inerente à natureza humana ou seria possível uma paz universal permanente. Os pensamentos de Hobbes, Locke, Rousseau, Kant e Norberto Bobbio com relação aos conceitos de Estado e Direito Internacional. A Sociedade das Nações. A criação e a atual estrutura da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de manter a paz mundial. Os primeiros 63 anos da ONU. Sucessos e fracassos. A questão dos direitos humanos. A reforma das Nações Unidas proposta por Kofi Annan e sua implementação. Impasses.

[1] Mestre em Direito Empresarial pela PUC do Rio de Janeiro, fellow da Universidade de Harvard desde 1989. Foi Procurador da Fazenda Nacional e advogado sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, nos EUA. É professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito em Ipanema da Universidade Cândido Mendes.  Este artigo foi escrito originalmente em 2009.

[1] Ver Kant, le droit cosmopolite et la societé civile des nations, de Marc Belissa e Florence Guthier. Anales historiques de la Revolution Française, Número 317, colocado na Internet em 11 de abril de 2006. URL : http://ahrf.revues.org/document271.html. Consultado em 28 de julho de 2008.

 

Autor: Carlos Jorge Sampaio Costa
ID: IABRD/000020

Anexos